CURSOS

 Existem muitas técnicas diferentes de patchwork e sempre são criadas novas. Você poderá aplicar as técnicas para agilizar o seu trabalho, dar um efeito especial ao seu Quilt ou proporcionar um maior embelezamento.

Muitas das técnicas podem ser aplicadas a produtos utilitários como colchas, almofadas, bolsas e outros. Estes produtos podem ser ensinados junto ou separadamente  com a técnica.
Com o objetivo de ajudá-la na escolha de cursos, coloquei abaixo,  explicações curtas de algumas técnicas, para facilitar a sua escolha de cursos.

Caso você queira saber mais sobre a história do Patchwork e quilting, leia o meu trabalho de especialização clicando em: Entrelinhas do fazer feminino: patchwork e quilting como expressão não verbal


BÁSICO DE PATCHWORK

Comece pelo básico, seja você uma boa costureira ou inexperiente nas artes das agulhas. Isso não importa!

Neste curso você fará uma peça utilitária (50 x 125cm). A técnica será de encaixe (picied) para fazer os blocos geométricos, um tipo de aplicação, a colocação de barras, a montagem do sanduíche, o quiltado (quilting) e o acabamento do trabalho.

 

COMBINAÇÃO DE CORES

Introdução a teoria das cores e nomenclaturas, o uso do círculo cromático, exercícios  de combinações de cores (análogas, complementares, tríades, contrapostas, monocromáticas e escala de valores). Exercício usando tecidos.

PROJETO DE COLCHAS

Neste curso você aprende a criar sua colcha, desenhar o bloco, fazer o projeto, ampliar os blocos, calcular a metragem do tecido, a fazer conversão de polegadas/centímetros

 

INTRODUÇÃO AO QUILTADO (QUILTING)

É o processo de acolchoamento de um Quilt, que pode ser feito à máquina ou a mão.

Será ensinado o quiltado reto (com walking foot) e o quiltado livre (com big foot) em vários desenhos. Aprenda ainda criar os seus próprios desenhos.

 

TÉCNICAS

Paper Foundation
Utiliza uma base (papel, entretela, tecido ou manta)  para costurar um bloco.  É uma técnica que facilita a exatidão do encaixe do tecido.
Existem  infinitos modelos e vários níveis de dificuldade de execução.  Você pode transformar seu bloco em paper foundation.

Seminole
Técnica originária do Índios Seminole, da Flórida,  que costuram tiras para formar muitos desenhos diferentes. Esta técnica é ideal para usar em barras de colchas ou  em jogos de cama e toalhas.


Técnicas diversas

Encaixe com blocos geométricos, Tesselation, Connection, Flic-Flac, Aquarela, Strip picieng,  Bargello, Empilhe e corte, Corte livre, Trançado reto, Trançado com curvas, Blocos geométricos em 3D, Picieng em curvas, Montagem de colcha, Dobras e pregas, Crazy Vitoriano, Crazy com régua, Vitral em paper, Caleidoscópio,  Jardim Secreto, Janela de catedral, Poof.

Aplicações diversas
Existem vários tipos de técnicas de aplicação a mão e a máquina. Além disto, existem estilos de várias regiões geográficas, culturas e  épocas diferentes.

Alguns tipos: Mão virada com agulha, Mão com papel cola, Mão com entretela, Reversa, Camadas, Colagem, De sombra, Em relevo

Estilos de aplicação: Havaiana (maq e mão), Mola (mão),  Baltimore (Maq e mão),  Jacobean (mão), Country e folk (maq e mão), Céltica (mão), Persa (maq e mão), Vitral sobre fundo, Vitral com viés.

Embelezamentos e design de superfície (surface design)
São técnicas utilizadas para proporcionar maior expressão artística. São aplicações, colagens, sobreposições, bordados e pedrarias que ajudam a enriquecer o trabalho. Nestas técnicas são utilizados diversos estabilizadores como: entretela que desmancha, fiber angelina, paint stick, transfer fotográfico. Como são técnicas fruto de experimentações sempre surgirá novas possibilidades.