COMO CRIAR SUA COLCHA

 

    Para se criar uma colcha é preciso seguir várias etapas. Tenha em mãos a medida do colchão e quanto de queda você vai querer. O ideal é que os blocos ocupem toda a medida do colchão e até ultrapassem uns 5 centímetros. Escolha do motivo: Geométrico, figurativo ou livre. 
    Para melhor entendimento do processo, trabalhe com o motivo geométrico. Facilite seu trabalho usando um papel quadriculado, desenhe blocos subdivididos em 4 ou 9 partes. Faça várias formas, até que você goste de uma. Use lápis de cor para melhor visualização. Repita o desenho mudando as direções (espelhado ou invertido), você encontrará novos efeitos e modelos. 
    Calcule quantos blocos deverá ter sua colcha. Use como referência um bloco medindo mais ou menos 30 cm ou 12“. O bloco pode ser maior ou menor. Tudo dependerá de você.
   As tiras internas são usadas para dar uma leveza a sua colcha ou para aumentar o tamanho do tampo. Caso o desenho do bloco escolhido necessite da junção dos blocos para formar uma unidade, você não deverá usar tiras internas. Ela deve medir mais ou menos de 2 a 3 polegadas. Não use tiras largas entre os blocos pois ficará desproporcional. Quando as tiras internas são muito largas, os blocos ficam muitos pequenos em relação ao conjunto o que dá a impressão de que precisava render o trabalho a qualquer preço. 
    Lembre-se sempre de que não existe um padrão definido e tudo dependerá da sua escolha. Porém se você está usando o papel quadriculado para desenhar, fica mais fácil perceber a proporção do desenho. Mesmo com regras para facilitar o serviço, precisamos sempre buscar nosso bom senso. 
    As bordas ou barras são o acabamento do trabalho central, por isso deverão completar o trabalho para enriquecê-lo. As bordas são como uma moldura de um quadro. Elas deverão ser proporcionais ao tamanho dos blocos. Você poderá usá-las lisas ou com desenhos variados. Se você quiser colocar 2 bordas em uma colcha que tenha blocos com 12 polegadas, não use as 2 bordas do mesmo tamanho. Você deverá usar bordas de 2″, 3″, 4″ ou 6”. Caso você queira colocar apenas uma barra, use 1/4 da medida do bloco de 12 polegadas ou 1/3 da medida do bloco de 9 polegadas. Assim como as tiras internas, as barras muito largas deixam as colchas sem proporção, dando a impressão que você estava querendo acabar logo. 
    Para calcular a metragem de tecido: Depois do desenho do bloco e do projeto da colcha prontos. Marque cada molde com letras. Anote o total de blocos e quantas partes (moldes) você irá precisar para fazer toda a colcha. Para cortar as barras você poderá cortar de dua maneiras diferentes. 1ª – Cortar na medida maior da colcha. No sentido do fio longo do tecido (altura do tecido = altura da colcha) 2ª – Cortar todas as barras, como corta os blocos, no sentido da trama . Neste caso sua barra terá emenda.