Muitas pessoas falam que, “não têm criatividade” ou “não sabem criar nada”. Porém, somos criativos por natureza e o que precisamos é exercitar nossa imaginação.
A educação, que recebemos nas escolas e em nossas famílias, desenvolve muito pouco a criatividade. Somos estimulados, normalmente, a encontrar as respostas que já estão prontas ou esperadas.
Para despertar a criatividade no patchwork, assim como na arte, primeiro você precisa quebrar paradigmas. Por exemplo: Você sabe que maçã é vermelha ou verde, certo? Na arte você pode pintar a maçã da cor que quiser!
Segundo ponto, você precisará deixar de lado a “autocensura” e permitir os erros. Por exemplo: “Meu desenho é feio, está horrível!” Nós crescemos por meio das dificuldades e se você critica antes de experimentar você nunca poderá melhorar. Quando deixar de lado as regras e permitir os erros sem censura, você começará a criar com prazer e alegria.
Arrume um tempo e um local para você praticar a criatividade.
Selecione vários materiais diferentes e comece a brincar como se fosse uma criança. Recorte papéis, faça colagens, costure, borde e logo você verá que conseguiu. Exercite sempre.
Mude os trajetos que você faz ao sair de casa, repare na natureza, observe as pessoas, ouça os cantos dos pássaros e os sons de sua cidade.
Abra seu coração para enxergar o mundo como uma criança que descobre o mundo. Descortine seus hábitos e se desnude de regras e boa sorte!