Projeto Colcha da Memória

Participei do Projeto Colcha da Memória do Museu Abílio Barreto. Foi uma experiência encantadora!
A exposição "Colcha da Memória ", resultado de um projeto de mesmo nome direcionado ao público de terceira idade de Belo Horizonte. A exposição reúne colchas, almofadas e panôs confeccionados por senhoras de terceira idade, que bordaram, colaram e pintaram fatos e lembranças de suas vidas relacionados ao patrimônio cultural e à história da cidade.
A importância do “Projeto Colcha da Memória”, vivenciado com estes grupos de mulheres, reside na possibilidade de levá-las a reencontrar as antigas habilidades da costura e do bordado proporcionando a criação do trabalho têxtil como forma de expressão.

O ponto de partida para a confecção das colchas foi a redescoberta da cidade, por meio de novo olhar – enxergar o espaço em que vivem, como se fosse a primeira vez, para em seguida voltar o olhar para dentro de si mesmas, trazer à tona sua memória cultural, vivências e relações com Belo Horizonte.

Ao serem despertadas suas memórias, essas mulheres, que haviam abandonado o fazer feminino da costura e do bordado, deixam fluir seus antigos aprendizados na confecção das colchas. Como tantas outras mulheres, esses grupos escrevem sua história por meio de uma linguagem sem palavras, mas pela emenda de pequenos retalhos bordados com fios coloridos.
Descobrem caminhos, aproveitam as perdas, os restos e criam novos significados e outra forma de representar a cidade, por meio da arte têxtil.
Gostaria de convidá-los a visitar a Exposição.
A mostra pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 17h e nas quintas-feiras até as 21h, no Museu Histórico Abílio Barreto (avenida Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim ).

2 comentários:

Maria Luiza disse...

Maravilhoso projeto.Estamos danda inicio em Trindade -Goias a um projeto semelhante.Sou arte -teraputa,Gostaria de partilhar minhas experiências com vocês .Parabéns!!!!!!!!!!!

Myrian Melo disse...

Maria Luiza, o projeto foi maravilhoso.
Talvez o enfoque seja diferente da abordagem que você irá trabalhar.
Gostarei de trocar informações à respeito.
Neste blog você poderá encontrar meu trabalho de finalde curso de pós e acho que poderá ajudá-la.
Bom trabalho e dê noticias!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails